Exposição de fotos traz a discussão sobre a amamentação prolongada

6J2A8076
Foto: Mariana Ignatios (Raquel Gonçalves e Vicenzo Ramasco de 3 anos e meio)

É com enorme prazer que compartilho com vocês um projeto muito especial! A mostra de fotografias “Tenho Peito”, que traz à tona a discussão sobre as dificuldades, os desafios, os benefícios e os prazeres da amamentação prolongada (acima de 12 meses). A exposição está inclusa no cronograma de atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 em São Carlos (www.facebook.com/aleitamentomaternosaocarlos). O nome da mostra faz menção a mulheres que “peitaram” todas as dificuldades e opiniões adversas para continuar amamentando seus filhos com mais de um ano, por acreditar que esta decisão seria melhor para seus filhos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno deve ser oferecido até dois anos completos de vida ou mais. Com imagens de doze mulheres que encararam as inúmeras questões relativas a esta decisão de amamentar seus filhos por mais de 12 meses, a exposição terá em cada fotografia, depoimentos pessoais delas sobre amamentação prolongada.

A exposição começa dia 4 de outubro com uma roda de conversa sobre o assunto com as 12 mães fotografadas, às 15 horas, no Senac em São Carlos. A mediação será realizada pela professora Márcia Cangiani Fabbro, do Departamento de Enfermagem da UFSCar e da Rosa Castilho Martins, enfermeira da Unidade de Educação Infantil (UAC) da UFSCar. A Lívia Martucci, curadora da mostra, e eu que tirei as fotos, estaremos lá também!!!! O evento é aberto a qualquer pessoa que queira participar da conversa. A mostra pode ser visitada durante todo o mês de outubro no Senac (Rua Episcopal, 700, Centro) de segunda à sexta-feira das 8 às 21 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. A entrada é gratuita.

Benefícios

Pesquisas mostram que o leite materno, após o primeiro ano de vida, não é apenas uma “aguinha” sem benefícios. Dados da UNICEF mostram que, no segundo ano de vida, 500 ml de leite materno fornece 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia de que uma criança precisa diariamente, 36% das necessidades de cálcio e 76% das necessidades de folato ou ácido fólico e 94% das necessidades de vitamina B12.

A amamentação beneficia também a mãe. Ela reduz o risco de câncer de mama, de ovário, de útero e de endométrio, protege contra a osteoporose, reduz o risco de artrite reumatoide e de doenças cardiovasculares, e tem sido usada para diminuir as necessidades de insulina em mulheres diabéticas. Além de tudo isso, estreita o laço afetivo entre mãe e bebê.

Apesar dos inúmeros benefícios para mãe, bebê e toda a sociedade serem conhecidos e amplamente divulgados, as dificuldades enfrentadas por mulheres que decidiram continuar amamentando seus filhos com mais de um ano são muitas. Faltam locais apropriados nos ambientes de trabalho para retirada de leite e armazenamento, não há leis de proteção a estas mães que decidiram continuar amamentando seus filhos com mais de um ano, as mães trabalhadoras contam com a boa vontade dos empregadores para ter alguns minutos do horário de trabalho para retirar leite, o preconceito e discriminação por amamentar uma criança com mais de um ano ou por estarem “expondo seus seios”, dificuldades com familiares que acham desnecessário amamentar por “tanto tempo” e até com seus companheiros que não apoiam a vontade destas mulheres são alguns empecilhos.

Como muitas mães que decidiram continuar amamentando, já passei por várias dificuldades e situações preconceituosas que me motivaram a criar este projeto. Espero que com a mostra, possamos divulgar amplamente os benefícios da escolha de amamentar nossos filhos com mais de um ano e, acima de tudo, que seja mais um instrumento na luta pelo respeito ao ser humano para uma sociedade mais justa e democrática. Lembrando sempre que a decisão de até quando amamentar seus filhos cabe a mãe e ao pai do bebê.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s